5 Benefícios da Quiropraxia para os idosos

Idoso em uma consulta
Os idosos sofrem de com um série de condições que podem ser atenuados com visitas regulares a um quiropraxista.

A quiropraxia é uma forma de cuidado que traz muitos benefícios para idosos. Dentre os benefícios da quiropraxia para idosos temos, sobretudo, o aumento da qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Enquanto terapia de saúde complementar e alternativa, a quiropraxia para idosos trabalha com os princípios da promoção da saúde em suas múltiplas facetas.

Por meio dessa terapia, se busca restaurar o equilíbrio corporal e, por conseguinte, proporcionar uma vida mais ativa e muito mais feliz.

Conforme a idade avança, podemos sentir em nosso corpo os efeitos da degeneração, proporcionados pelo tempo.

Nossa musculatura já não é mais tão explosiva e, muitas vezes, a resposta do corpo não é mais tão rápida quanto gostaríamos que fosse.

Nesse mesmo ritmo, nossas articulações perdem cartilagem, fazendo com que, muitas vezes, eles sintam dificuldades em realizar os procedimentos e movimentos simples sem sentirmos dor.

A quiropraxia para idosos corrige as subluxações que todo esse conjunto de fatores proporciona ao nosso corpo, tornando-o ágil de novo, por meio dos ajustes.

Dessa forma, contribui com uma maior mobilidade e amplitude de movimentos do corpo, restaurando, dessa forma, a liberdade e a saúde em seus múltiplos fatores.

Fases do Envelhecimento da Coluna

O corpo humano, à medida que envelhece, tem, por processos totalmente naturais, a degeneração de alguns tecidos, como, por exemplo, as cartilagens.

Por conta disso, temos a sensação de sentirmos pequenos travamentos na coluna, que podem se tornar cada vez menos móveis. Não é incomum também o aparecimento de dores e de processos inflamatórios que podem comprometer nossa qualidade de vida.

Além disso, temos também as subluxações, que são causadas por tensões, momentos de estresse e desequilíbrios emocionais que vão se acumulando ao longo da vida.

Quando essas subluxações, temos, como retorno, um corpo muito mais livre para se movimentar, restaurando, dessa forma, a qualidade de vida do idoso e, sobretudo, livrando o corpo da dor e do desconforto.

A quiropraxia é contra-indicada para idosos?

Não, de forma alguma!

Quando o procedimento é realizado por profissionais capacitados e bem instruídos por seu tempo de formação, a quiropraxia só traz benefícios, seja para bebês, crianças, adultos e principalmente para idosos/

Dessa forma, os efeitos positivos da quiropraxia podem ser sentidos em todas as fases da nossa vida!

Motivos para um idoso fazer quiropraxia

Os idosos sofrem de com um série de condições que podem ser atenuados com visitas regulares a um quiropraxista.

A quiropraxia traz benefícios para a vida do idoso, que podem ser sentidos de muitas formas em seu corpo.

Isso porque, o nosso corpo é um organismo só, mas um organismo que pensa, que age, que sente e que é o único na natureza que tem a capacidade de, também, transcender.

Por conta disso, tratar o corpo material é tratar o corpo por completo, que vai muito além das funções musculares e esqueléticas. Veja mais:

Sistema imunológico e saúde

Um corpo sem dor é um corpo mais resistente às complicações de saúde, sobretudo porque, quando estamos sentindo dores em nosso corpo, produzimos altos níveis de cortisol, um hormônio que é desencadeado por meio do estresse.

Produzindo mais cortisol, acabamos por ter como resultado uma saúde mais debilitada e ficamos mais suscetíveis ao aparecimento de doenças oportunistas.

Portanto, tratar nosso corpo significa também termos um corpo mais resistente, mais forte e, sobretudo, mais harmônico.

A quiropraxia ajuda a melhorar a comunicação na coluna vertebral e um estudo demonstrou que  estimula os receptores e aumenta sua eficácia. 

(15 de junho: 67-94. Guyton, MD. Textbook of Medical Physiology. 9ª edição. WB Saunders, Philadelphia 1996; 714)

Alívio de dores

Esse é, certamente, um dos maiores benefícios da quiropraxia para idosos, uma vez que, por meio dela, podemos diminuir a quantidade de medicamentos que são consumidos, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida, proporcionando mais bem-estar e saúde.

Equilíbrio e coordenação

O equilíbrio de um corpo ajustado pode ser sentido de múltiplas formas, tanto em suas dimensões físicas, mentais, emocionais e espirituais, sobretudo porque o corpo, quando está livre de pressões e subluxações, acaba por ser muito mais fluído e ser aquilo que realmente foi projetado para ser.

Dessa forma, a quiropraxia se torna uma aliada fundamental da qualidade de vida, do bem-estar e até mesmo da liberdade do idoso, que pode caminhar, fazer suas atividades cotidianas e até mesmo se exercitar sem as preocupações comuns e relacionadas ao desequilíbrio.

Flexibilidade e amplitude de movimento

A flexibilidade do corpo é determinada por articulações desimpedidas em seus movimentos, livres e, sobretudo, pela liberação de subluxações, responsáveis por processos inflamatórios que acabam por causar dor e limitar nossos movimentos naturais.

Dessa forma, a quiropraxia traz benefícios para idosos também neste campo, liberando o corpo para uma movimentação mais ampla e mais segura de si, sem as limitações comuns às subluxações que não são tratadas de forma adequada, sendo, muitas vezes, tratadas com medicamentos ineficazes.

Qualidade de vida

Por fim, a qualidade de vida e a oportunidade de viver a vida em sua plenitude é um dos maiores benefícios da quiropraxia para idosos. Isso porque, por meio dos ajustes, temos a restauração do corpo físico, que acaba por reverberar em todos os aspectos da nossa vida.

Muitas vezes, o tempo nos impede de buscar o auxílio de quiropraxistas, uma vez que estamos sempre imersos em trabalho, estudos e outras necessidades do corpo, da mente e do espírito.

No entanto, quando nos tornamos idosos, passamos a sentir o peso dessa vida intensa, tendo como resultado uma vida não muito aproveitada.

A quiropraxia pode mudar este quadro.

Faça o seu agendamento e saiba mais sobre como os ajustes quiropráticos podem devolver a sua qualidade de vida

Conclusão

A quiropraxia pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida do idoso, sendo capaz de restaurá-la e de devolvê-la.

Por meio dos ajustes, conseguimos devolver a mobilidade do corpo, o conforto mental, emocional e espiritual, libertando o corpo do idoso das amarras das subluxações e dores.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments