Os benefícios da prática do exercício físico

Nosso corpo foi feito para ficar em movimento e o exercício físico é uma das maiores ferramentas para nós mantermos saudáveis e sempre dispostos a enfrentarmos os desafios da nossa vida diária.

A prática de atividade física faz bem para a nossa vida em seus múltiplos aspectos e dimensões, contribuindo com o equilíbrio do nosso corpo, com a qualidade da nossa saúde mental e, ainda, com a promoção de uma vida mais longeva, mais plena em bem-estar.

Além desses benefícios da prática do exercício físico, também podemos sentir a nossa saúde melhorar como um todo, derrubando nossas taxas de glicemia, colesterol e outras complicações que podem diminuir até mesmo nossa expectativa de vida.

Atividade física

Um corpo em atividade é um corpo saudável, mas nem sempre só a atividade física basta, pois é necessário, para termos uma saúde plena, alguma constância em relação às atividades que fazemos com o nosso corpo.

É por conta disso que especialistas sempre vão falar para que você saia do elevador um andar antes do seu para subir as escadas, ou mesmo desça um ponto de ônibus antes. Essas são formas de colocar o nosso corpo em ação e são excelentes para a nossa saúde!

Exercício físico

O exercício físico, por sua vez, tem uma outra prática envolvida e necessita de algum regramento e constância.

Podemos compreender o exercício físico como atividades que compreendem alguns dias da sua semana e requerem algumas horas da sua semana, portanto.

No exercício físico temos a evolução da prática, do nosso corpo, musculaturas e mobilidade. Assim, quando se trata dessa forma de atividade física – porque, sim, todo exercício é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício – temos a promoção da saúde.

Buscar por um exercício físico que seja do seu agrado é o primeiro passo – de muitos! – a ser dado!

Por que o movimento é tão importante?

Nosso corpo não foi feito para ficar parado e quanto mais nos movimentamos, mais saúde vamos encontrar, em seus múltiplos aspectos.

Mas, agora, vamos ver de forma mais aprofundada qual o impacto do movimento para a nossa saúde como um todo. Vem ver!

Melhora o Humor

A produção hormonal é regulada quando fazemos atividades físicas e exercícios físicos. Dessa forma, temos um melhor e maior equilíbrio mental.

Nos tornamos pessoas mais felizes, mais bem-humoradas e até mesmo mais tranquilas, dando o espaço que a nossa mente precisa para refletir de forma mais ordenada sobre quais os passos que temos de dar em nosso dia.

Além disso, a atividade física, como um todo, tem um papel mais do que fundamental na promoção da saúde mental, seja a atividade que você desejar.

Isso porque, quando temos de fazer algum tipo de exercício, focamos em nossos movimentos, controlando nosso corpo e compreendendo a forma que nossos movimentos precisam ser realizados a fim fazermos o que nos propomos.

Perda de peso

A perda de peso é um reflexo direto da atividade física porque, quando nos movimentamos, temos como resultado o gasto energético, que acaba por exigir do nosso corpo a utilização das suas reservas de energia – que são, normalmente, gorduras acumuladas.

Assim, perder peso é um dos resultados mais significativos dos exercícios, sobretudo porque é dessa forma que o nosso corpo acaba por sinalizar a eficiência dos movimentos que realizamos.

No entanto, vale lembrar que perder peso é um resultado das atividades físicas mais comprometidas, como aquelas que executamos periodicamente, mais de uma vez durante a semana e por algumas horas.

Nos dá energia

A energia que a atividade física proporciona é, realmente, surpreendente. Nosso corpo, em troca do gasto energético, nos devolve hormônios que são fundamentais para a nossa disposição física e mental.

Por conta disso, nos sentimos mais animados, mais despertos, mais focados no momento presente.

Esse é um dos maiores e mais benéficos resultados de colocar o corpo em movimento, melhorando a nossa vida como um todo.

Qualidade do sono

A melhora do nosso sono é um resultado direto da atividade física e dos exercícios físicos, sobretudo por conta da liberação de hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar e de relaxamento e que são produzidos à medida em que nos movimentamos.

Dessa forma, podemos tratar diferentes complicações do sono, como insônia e até mesmo situações que inspiram mais cuidados, como terrores noturnos, por exemplo.

O segredo da motivação

Diante de todos os benefícios da atividade física, agora nos resta a pergunta: o que temos de fazer para começarmos a colocar o corpo em movimento?

A resposta não poderia ser mais simples: temos de encontrar algo de que gostamos e que nos proporciona prazer.

Diante disso, nada melhor do que testar várias atividades físicas diferentes, a sós ou em grupo, com a família, amigos ou parceiros.

Essa é a melhor maneira de encontrarmos a motivação necessária para sempre nos mantermos ativos. E, além disso, é a melhor maneira de encontrarmos aquilo que realmente gostamos, que nos proporciona prazer além da restituição da nossa saúde, como um todo.

Sendo assim, que tal começar a buscar algo que desperte seu interesse? Pode ser qualquer coisa!

Quiropraxia e Esportes

Você já deve ter visto muitas pessoas reclamarem de dores e/ou lesões depois dos treinos, né? Pois engana-se quem pensa que a solução disso é parar de se exercitar. 

Quando o corpo não consegue processar fatores de stress, eles se acumulam no seu corpo, criando camadas de tensão que se tornam sintomas comuns: dores nas costas, dores de cabeça, cansaço e fadiga, perturbações digestivas, sono deficiente, a necessidade de ter um “dia livre” ou mais.

O que você deve fazer é praticar suas atividades de forma equilibrada e correta enquanto frequenta sessões de quiropraxia.

Sabe por quê? A quiropraxia:

Relaxa e prepara os músculos

É uma técnica que te dá mais flexibilidade

Melhora sua performance

A quiropraxia atua na melhora contínua da sua saúde por meio dos ajustes, tornando seu corpo ainda mais livre para todas as atividades e exercícios físicos que você desejar fazer!

Conclusão

O corpo humano tende ao movimento – e isso é mais do que uma lei da física!

Nosso corpo foi feito para que coloquemos ele para se movimentar, exercitar e, com isso, tornar a nossa vida mais longeva, mais feliz, mais equilibrada e, sobretudo, repleta de saúde.

Os benefícios da atividade e do exercício físico podem ser sentidos em todo o nosso corpo e em toda a nossa vida, em suas múltiplas expressões.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments