Quiropraxia: O que é e seus benefícios

A quiropraxia pode até ser confundida com um tipo de massagem ou até mesmo com fisioterapia. No entanto, essa prática é bastante diferente das outras duas e tem sido utilizada como uma forma de prevenção e manutenção da qualidade de vida, além de ser uma forma de promover o autocuidado em relação à saúde das nossas articulações. 

Nosso corpo é composto por um esqueleto ósseo, ligamentos e músculos, basicamente. Tudo isso forma um conjunto que é capaz de nos fazer exercer vários tipos de ações em nosso dia a dia. 

No entanto, basta que uma única função desse conjunto seja comprometida para que a nossa qualidade de vida rapidamente seja comprometida. 

Por conta dessas questões relacionadas à saúde serem tão comuns é que a quiropraxia nasceu e vem se desenvolvendo como uma terapia complementar na medicina. 

Baseada em ajustes quiropráticos, que visam a correção de subluxações, é capaz de fazer com que articulações recuperem seu posicionamento normal, tornando o corpo mais equilibrado, saudável e em seu máximo potencial, para que possamos aproveitar a nossa vida ao máximo. 

Quer saber mais sobre essa forma de cuidado de saúde? Vem ver! 

O que é quiropraxia? 

É simples!

O nosso corpo é composto por cerca de 70 trilhões de células. 

Estas células são todas controladas pelo seu cérebro.  O seu cérebro conversa com todas as 70 trilhões de células, determinando o que fazer ao enviar impulsos através do sistema nervoso, o nosso sistema de controle principal, para o resto do corpo.

Como qualquer relação, se a comunicação entre o seu cérebro e o seu corpo é 100%, a vida é ótima e você sente-se maravilhoso.

Mas a vida acontece e todos nós experimentamos stress, não é nada pessoal. Porém os fatores externos e estressantes diminuem essa comunicação.

Pode ser stress físico (uma queda dura com a sua bicicleta, uma partida de futebol com os amigos, ficar sentado durante longos períodos de tempo em seu computador), por vezes é stress mental ou emocional (desentendimentos no seu relacionamento, responsabilidades financeiras, perda de um ente querido) ou pode ser stress químico (conservantes na nossa comida, tomar medicamentos, tecnologia).

Quando o corpo não consegue processar estes fatores de stress, eles se acumulam no seu corpo, criando camadas de tensão que se tornam sintomas comuns: dores nas costas, dores de cabeça, cansaço e fadiga, perturbações digestivas, sono deficiente, a necessidade de ter um “dia livre” ou mais.

Esses sintomas são um sinal de que o seu cérebro e o seu corpo não estão se comunicando 100%. Algumas ou todas essas trilhões de células estão desconectadas e incapazes de fazer o trabalho para o qual foram concebidas. Portanto, a ideia é simples: a sua saúde baseia-se na capacidade de comunicação com o seu corpo. 

A utilização de contatos suaves e específicos – ajustes quiropráticos – ajuda a processar e libertar padrões de tensão no seu sistema, aumentando, assim, a comunicação e permitindo-lhe funcionar e sentir a forma como está destinado.

A quiropraxia é formada por um conjunto de técnicas que devem ser exercidas por um profissional com formação em quiropraxia. 

A formação em quiropraxia é bastante complexa e envolve estudos de anatomia, biomecânica e patologias, dentre outras atividades de pesquisa que levam esses profissionais a conhecer de forma bastante aprofundada o corpo humano. 

Cada sessão de quiropraxia é conduzida pelo profissional que deve, antes de qualquer coisa, criar um plano de cuidado exclusivo para cada necessidade do paciente. 

A técnica tem seu berço nos Estados Unidos e surgiu no ano de 1895, por meio de Daniel David Palmer, que era bastante entusiasmado com a medicina alternativa. 

Seu primeiro caso estava relacionado a um paciente que havia perdido a audição depois de sentir um estalo em suas costas. A fim de compreender o que tinha acontecido, David examinou a área em que o estalo foi sentido. A partir disso, conseguiu descobrir algumas relações entre doenças com o alinhamento das vértebras na coluna. 

Por conta disso, David buscou por formas de auxiliar pessoas que sofressem de mal-estar parecido com o desse paciente, inaugurando, assim, uma escola de medicina alternativa hoje até mesmo reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde. 

Benefícios da quiropraxia 

Os benefícios da quiropraxia estão relacionados, sobretudo, com a restauração do bem-estar de pessoas que sofrem com dores articulares, ósseas ou até mesmo musculares, atuando em prol da qualidade de vida dessas pessoas. 

Com isso, a pessoa tem uma melhor adaptação ao estresse, melhor conexão e comunicação cérebro/corpo, minimiza problemas tanto físicos como mentais, todos os sistemas hormonais funcionam melhor, fortifica o sistema imune, seu estado emocional se torna mais equilibrado, afetam a função e o equilíbrio do estado emocional através dos imediatos e diretos efeitos positivos que eles tem em todos os aspectos do seu cérebro, diminui a tensão, cura mais rápida e eficiente.

Para ter maior qualidade de vida, são muitos aqueles que buscam na quiropraxia o alívio de suas dores e, com isso, a restauração das suas atividades corriqueiras. 

A quiropraxia, além disso, atua por meio de 33 princípios, que tratam de aspectos globais da saúde humana e que envolvem, também, aspectos universais, como o próprio sentido e significado da vida, o equilíbrio entre a matéria e a inteligência inata e até mesmo o sentido do tempo sob as nossas vidas. 

Assim, estamos tratando de uma ciência que envolve muito mais do que a busca por um corpo ajustado, uma vez que a quiropraxia também busca, sobretudo, remover a interferência do sistema nervoso trazendo um equilíbrio geral da função do nosso corpo, como forma de prevenção e manutenção da qualidade de vida. 

Como é sua primeira visita com o quiropraxista? 

Durante a sua visita inicial na Quiropraxia, passamos de 20 minutos a uma hora com você, tempo em que analisaremos o histórico da sua vida e saúde e faremos uma avaliação neuromuscular para determinar o bom funcionamento do seu sistema nervoso (o seu sistema nervoso controla os mecanismos de autocura e regulação dentro do seu corpo, permitindo-lhe experimentar uma saúde mais radiante e com vitalidade).

Durante este tempo você terá a oportunidade de discutir os seus problemas relacionados com a saúde, preocupações, opções e como melhorar radicalmente a sua qualidade de vida. Esta visita inicial é imprescindível para nos ajudar a aprender mais sobre você e as suas expectativas, para que possamos servi-lo melhor desenvolvendo um plano que vá ao encontro das suas necessidades e objetivos.

Uma vez concluído, analisaremos com você as nossas conclusões para te ajudar a compreender como este processo pode melhorar o seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Se for necessário, você receberá então um ajuste na sua visita inicial. Daremos seguimento com um plano personalizado de cuidados que o servirá melhor e indicaremos algumas modificações no seu estilo de vida, se necessário.

Algumas etapas da sua primeira visita:

  • Uma entrevista (chamada de “anamnese”), onde a pessoa será ouvida detalhadamente sobre os motivos que a trouxeram ao profissional; 
  • Uma explicação sobre o que é a profissão e como ela poderá ajudar no caso; 
  • Uma avaliação geral que poderá incluir testes ortopédicos e neurológicos (dependendo da necessidade de cada pessoa); 
  • Uma palpação específica da coluna e/ou outras articulações (que poderá envolver a avaliação com toques suaves na coluna, pressão e/ou movimentos); 
  • Avaliação de exames, quando necessário; 
  • Ajustes, que são manobras rápidas, precisas e seguras para atingir os objetivos determinados na avaliação; 
  • Recomendações de um plano de cuidado quiroprático e do que poderá ser feito para melhorar ainda mais sua vida. 

Quem deve fazer? 

Todas as pessoas! 

A princípio, não há contraindicação para a quiropraxia, que pode ser feita desde em bebês até idosos. 

No entanto, isso não quer dizer que há dispensa da avaliação necessária por outros profissionais como um fisioterapeuta ou mesmo por um ortopedista da sua confiança. É fundamental buscá-la, sobretudo para que seja possível descartar outras questões de saúde que envolvem, por exemplo, tratamento medicamentoso. 

Todos os procedimentos que um quiropraxista faz em uma sessão de quiropraxia têm uma função específica e, por conta disso, cada sessão é altamente personalizável, sobretudo porque não há entre os pacientes as mesmas condições físicas e as mesmas necessidades. 

Por conta disso, é fundamental sempre buscar por profissionais que tenham atenção redobrada em relação à personalização do atendimento, que ouçam suas queixas de forma atenciosa e, sobretudo, possam realmente se dedicar a melhorar sua saúde. 

Assim, se você busca por uma resposta em relação a quem pode fazer uma sessão de quiropraxia, é essencial passar por uma consulta com um profissional graduado em Quiropraxia (você pode conhecer quais são eles clicando aqui).

Dessa forma, por meio da avaliação física, será possível saber quais são as suas condições de saúde, elaborando um programa de atendimento específico para o seu caso. 

Para quem é indicado? 

A quiropraxia tem diferentes indicações e serve para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, aumentando o seu bem-estar. 

Apesar disso, é essencial que todas as pessoas tenham acompanhamento médico qualificado para que seja possível compreender a origem e a forma de uma complicação de saúde afetar a sua qualidade de vida, seu conforto e o seu bem-estar. 

Acompanhe, então, logo abaixo, quais são os principais benefícios da quiropraxia para a sua vida, como ela age em seu organismo e, sobretudo, se há indicação para o seu caso! 

Para quem busca manter a sua qualidade de vida 

Se você busca ter uma vida mais confortável e plena em saúde, a quiropraxia pode contribuir com a eliminação de desconfortos originados por diversas causas, como, por exemplo, aquelas relacionadas com dores causadas por complicações musculares ou articulares. 

É evidente que, sem dor, conseguimos desfrutar de maior qualidade de vida. E, com isso, seu quiropraxista certamente pode te ajudar. 

Os ajustes fazem com que nosso corpo possa ser reorganizado em suas estruturas, permitindo que desconfortos sejam cessados e a qualidade de vida, então, possa ser restaurada em sua plenitude. 

Para quem tem problema nas articulações 

Quem tem problemas que afetam as articulações, como artrite, artrose ou mesmo reumatismo pode se beneficiar muito da quiropraxia, pois essa técnica de assistência à saúde é benéfica para o nosso corpo em todos os sentidos, sobretudo em relação ao que sentimos enquanto dor. 

A dor, nessas situações, pode ser causada por desgastes de cartilagens ou mesmo por processos inflamatórios, que podem causar grande mal-estar para quem os sente. 

Assim, a quiropraxia reorganiza as articulações, o que torna possível que o paciente possa ter as suas atividades do dia-a-dia retomadas, sem a sensação de desconforto articular. 

Para quem sente muitas dores nas costas 

As dores nas costas são normalmente sentidas porque há um desalinhamento nas vértebras, causando, com isso, a compressão de diferentes posições nas terminações nervosas. 

Quando nos submetemos a uma sessão de quiropraxia conseguimos reorganizar essas vértebras, eliminando, com isso, a dor.

Pra quem não tenho dores no pescoço ou nas costas

Um fato simples da vida é que todos teremos de investir na nossa saúde em algum momento das nossas vidas. 

Podemos fazê-lo antecipadamente e ser progressivos criando níveis de saúde cada vez maiores ou podemos fazê-lo posteriormente, quando obtemos uma pancada no ombro com um diagnóstico de um sintoma, doença ou enfermidade (isto cria muito mais stress, dor e custo). 

A escolha é sua. 

A parte mais importante da nossa saúde é maximizar a expressão completa do nosso sistema de controle principal, o sistema nervoso. Quando você está conectado através do seu sistema nervoso, a sua inteligência inata torna-o mais resistente à doença, mais adaptável e permite você melhorar vastamente a sua saúde e qualidade de vida, independentemente da sua posição no espectro da saúde e da doença. 

Pelas mesmas razões que se exercita, come bem e diminui a quantidade de stress nas suas vidas, as pessoas escolhem a Quiropraxia para Viver Otimamente.

Portanto, esses ajustes vertebrais podem ser muito benéficos quando se trata do tratamento de dores articulares na coluna. 

Entre em contato agora e agende uma avaliação.

Qual a frequência que devo ir ao quiropraxista? 

A frequência de idas ao quiropraxista depende da sua necessidade que pode ser bastante variável, inclusive em diferentes momentos do tempo. 

Por conta disso, é fundamental que seja estabelecido um programa de acompanhamento das suas sessões e um plano de atendimento, o que tornará suas idas mais proveitosas e, sobretudo, trará mais qualidade de vida para você. 

A quantidade de sessões recomendadas para cada caso é informada já na primeira consulta com o quiropraxista e varia de acordo com alguns fatores, tais como: estilo de vida, cronicidade da dor, hábitos e, ainda, idade. 

Conclusão 

A quiropraxia é uma terapia alternativa e complementar, que visa, por meio do ajuste vertebral, restaurar a qualidade de vida de um indivíduo. 

Além disso, a quiropraxia também contribui com a reorganização vertebral em nosso corpo, fazendo com que processos inflamatórios sejam cessados, melhorando, assim, nosso estado de saúde geral. 

No entanto, é fundamental ter um plano de acompanhamento do seu caso, feito junto a um profissional da sua confiança e devidamente formado em quiropraxia. 

Na Quiropraxia Saúde estamos empenhados na sua transformação; acreditamos que é capaz de ser feliz, saudável, consciente e vibrante para uma vida mais longa com os cuidados quiropráticos principalmente de os vitalísticos onde pode superar o stress, a doença, as dores e viver uma vida com muito mais qualidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments