A definição de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde é:
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Isso significa um estado ótimo nos níveis físico, emocional, espiritual e social com ou sem presença de sintomas.
A Saúde é o funcionamento perfeito de todas as partes do nosso organismo trabalhando em unidade. Os quiropraxistas têm como objetivo fazer com que viva sua vida de maneira ótima, desfrutando de 100% do funcionamento do seu organismo e ajudando todas as partes do seu corpo a trabalhar em harmonia.
A quiropraxia, em longo prazo, traz para seu corpo a melhor possibilidade de estar saudável, funcionando em seu máximo potencial e auxiliando na capacidade inata do corpo de se curar e se equilibrar, obtendo assim beneficios preventivos.
Os quiropraxistas fazem isso ajustando as subluxações vertebrais (bloqueios na coluna que alteram fluxo nervoso) permitindo que o sistema nervoso fique livre de interferências. A saúde não pode ser julgada com base na presença ou ausência de sintomas.
Por que?
Existem mais de 80 enfermidades que não apresentam sintomas como as silenciosas que permanecem por anos sem manifestar nada.
Uma subluxação vertebral pode ou não causar sintomas, mas sempre causam desarmonia e desequilíbrio no corpo.
O corpo humano só sente de 5 a 8% do seu funcionamento o que significa que mais de 90% não sentimos. Os sintomas podem ocorrer em uma pessoa saudável como sinal da necessidade de mudar algo em sua vida ou como efeito de um processo natural. Por exemplo, um fumante pode desenvolver uma tosse como necessidade de uma mudança ou a febre que é uma maneira do corpo limpar o eira do corpo limpar organismos não desejados no corpo.
Os sintomas são indícios de que algo está em desequilíbrio e não representam o problema em si.