5 exercícios para a lombar

Além da quiropraxia, os exercícios para a lombar são capazes de, de forma bastante simples, mudar a nossa qualidade de vida, sobretudo porque alinham nossas vértebras, melhoram nossa postura e fazem com que tenhamos um alívio no quadro de dor no corpo como um todo.

Alongamentos e exercícios de fortalecimento abdominal e paravertebral funcionam de forma fantástica quando se trata do alívio da dor e, sobretudo, preservando nosso corpo, fazendo com que novos quadros inflamatórios, por exemplo, não sejam formados.

Além disso, os exercícios para a lombar são bastante simples de se fazer e podem ser executados com bastante facilidade, sem mesmo exigir equipamentos sofisticados para uma execução perfeita.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os exercícios para a lombar que podemos fazer em nossa casa e como ter uma qualidade de vida ainda maior a partir de movimentos relaxantes e gostosos de fazer, preparamos um guia completinho!

Saiba mais: Quiropraxia: O que é e seus benefícios

A importância do exercício físico

Quanto tempo do seu dia você permanece sentado? E quanto tempo você dedica às atividades físicas?

Quando colocamos esses dados na ponta do lápis, podemos compreender, muitas vezes, até mesmo a razão de termos um corpo tão dolorido.

Isso porque nosso corpo tende ao movimento. Fomos naturalmente criados para mantermos nosso corpo em atividade constante e nossa saúde, para se manter sempre plena, depende invariavelmente desse movimento.

Dessa forma, o exercício físico se torna uma atividade mais do que importante para a nossa vida, sobretudo porque, por meio dele, conseguimos ter uma vida muito mais produtiva, mais feliz e livre de dor.

Como se exercitar em casa?

Os exercícios que podemos fazer em casa são, na maior parte das vezes, bastante intuitivos, sobretudo porque proporcionam uma grande sensação de bem-estar quase que imediata.

Muitas vezes, apenas por nos deitarmos por alguns momentos diretamente no chão ou em um tapete apropriado para exercícios de solo já conseguimos ter, enquanto retorno, alguns benefícios relacionados à correção da nossa postura.

Nossa coluna tem algumas curvaturas naturais que mantém nosso corpo em equilíbrio. Quanto mais buscamos por curvaturas mais harmônicas e equilibradas, mais qualidade de vida obtemos enquanto resultado.

Veja, agora, alguns exercícios que podemos fazer para aumentar a nossa qualidade de vida, diminuir dores e aumentarmos a mobilidade do nosso corpo, evitando, com isso, lesões.

Saiba mais: Os benefícios da prática do exercício físico

Extensão do tronco

A extensão do tronco é um exercício fundamental e que fazemos diariamente, quase sem que percebamos.

Sabe quando você acorda e, ainda deitado na cama, se espreguiça?

Espreguiçar-se é um excelente exercício para a nossa saúde, pois ativamos a nossa musculatura e damos um sinal importante para o nosso corpo, o de que é possível começarmos o nosso dia.

Quando ativamos a musculatura do nosso tronco, o que pode ser feito com alongamentos simples, como o de manter os joelhos retos e tentar encostar as mãos no chão, apenas sustentando a lombar com a ativação abdominal, temos uma organização vertebral natural.

Extensão da lombar

Os exercícios de extensão da lombar contribuem com um maior fortalecimento das musculaturas chamadas de paravertebrais.

Esses grupos musculares se localizam nas laterais da nossa coluna e, por meio do fortalecimento deles, conseguimos ter uma postura mais harmoniosa, bem como menores chances de desenvolvermos problemas relacionados à nossa saúde, como dor, por exemplo.

Para fazermos exercícios de extensão da lombar, podemos simplesmente deitar de bruços no chão e esticar nossos braços e pernas. Feito isso, podemos tentar “descolar” nossos membros superiores e inferiores do chão, tentando sustentá-los pelo maior tempo possível.

Exercício de ponte

O exercício de ponte é um dos mais importantes para a ativação da nossa musculatura abdominal, bem como para mantermos a mobilidade e a força dos nossos quadris.

Para executá-lo, precisamos deitar de costas no chão e, então, precisamos dobrar os joelhos, de forma que o distanciamento entre nossos pés passe a corresponder à largura do nosso quadril.

Uma vez que tenhamos feito isso, é necessário, então, descolar nosso bumbum do chão, elevando-o até onde conseguirmos. Uma vez com o bumbum suspenso, podemos ficar nessa posição por 30 segundos, lembrando de deixar a musculatura do abdômen ativada.

Saiba mais: 5 Benefícios da Quiropraxia para os idosos

Prancha abdominal

Fazer a prancha abdominal é um excelente exercício para o fortalecimento do nosso abdômen, bem como para o nosso sistema cardiovascular, como um todo.

Para fazermos esse exercício é necessário que deitemos de bruços no chão e, utilizando apenas a ponta dos nossos pés e a sustentação que os nossos braços podem oferecer em relação ao solo, permaneçamos por alguns segundos suspensos.

É importante que ao fazer a prancha abdominal mantenhamos bastante contraída a musculatura do nosso abdômen, de forma que a força que fazemos seja ali concentrada, e não na nossa coluna lombar.

Alongamento para a lombar simples

Podemos fazer um alongamento bem interessante para nossa lombar de forma bastante simples. Para executar esse movimento, que pode trazer um grande alívio no quadro de dor, sente-se em uma cadeira ou no sofá e incline seu corpo para frente.

Caso seja possível, coloque uma cadeira ao alcance das suas mãos, de forma que seja possível apoiar nela os seus braços.

Esse movimento simples faz com que você ganhe mais mobilidade, além de fazer com que a sua lombar seja alongada, aliviando dores e tensões.

Alongamento com pernas cruzadas

Para fazer alongamentos com as pernas cruzadas é importante que você tenha bastante atenção aos ângulos naturais das suas articulações, evitando a sobrecarga que podemos impor a elas com a execução de alguns tipos de alongamento.

Assim, para ter uma ativação bastante acentuada da sua lombar, basta que você, ainda deitado na cama ou, se preferir, no chão, em um tapete confortável, dobre as pernas, mantendo, entre os seus pés, a distância correspondente aos seus quadris.

Feito isso, cruze uma das pernas sobre a outra, de forma que o seu tornozelo fique sobre o outro joelho, formando um 4.

Esse movimento simples descomprime as vértebras da região lombo-sacral, aliviando dores e tensões nesta região.

Como a quiropraxia ajuda na prevenção de dores

A quiropraxia é uma forma de cuidado de saúde que compreende o corpo em suas múltiplas funções e configurações, sendo um excelente complemento para a sua rotina de cuidados com a saúde e, ainda, melhorando os resultados dos seus exercícios.

Ao cuidar das subluxações do corpo em uma sessão de quiropraxia, contribuímos com a organização natural do nosso corpo, em todas as suas vértebras, melhorando também a nossa postura e tratando dores que podem ser bastante severas.

Saiba quais os sintomas que a quiropraxia trata!

Se você quer começar uma rotina de exercícios para lombar, tronco e abdômen, tenha a quiropraxia como sua aliada. Dessa forma, será possível ter resultados ainda mais satisfatórios e positivos para ao seu corpo e para a sua vida, como um todo.

Conheça a Quiropraxia Saúde e agende agora uma avaliação da sua saúde!

Conclusão

A atividade física, como um todo, atua de forma bastante positiva em nossas vidas e, nem sempre, precisamos sequer sair de casa para colocarmos nosso corpo em movimento e desfrutarmos do bem-estar que ela pode proporcionar.

Com exercícios simples, feitos em nossa própria casa, conseguimos resgatar a nossa qualidade de vida, nosso bem-estar e, sobretudo, restaurarmos a nossa saúde.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments