Quais os sintomas que a quiropraxia trata?

Você conhece quais são os sintomas que a quiropraxia corrige?

A quiropraxia é uma técnica que, quando bem aplicada ao corpo de uma pessoa, pode favorecer a promoção da sua saúde, sobretudo quando consideramos saúde em seus diferentes aspectos, como:

  • Equilíbrio emocional;
  • Corpo bem ajustado;
  • Ausência de dores;
  • Sentimento de bem-estar;
  • Saúde plena;
  • Maior conforto para desempenhar atividades do cotidiano.

Quando pensamos de forma isolada em cada uma dessas formas de se observar a saúde humana, chegamos rapidamente à conclusão de que todas elas estão interligadas por um corpo mais equilibrado. Em reflexo direto disso, uma vida mais equilibrada e muito mais plena.

Dessa forma, os sintomas que a quiropraxia trata estão necessariamente ligados aos desequilíbrios do corpo, que podem refletir em diferentes campos da nossa vida, como o da saúde física, emocional e até o espiritual.

Por conta disso, hoje vamos ver quais são os sintomas que a quiropraxia trata e como podemos fazer com que a nossa vida seja mais saudável e mais feliz por meio dos ajustes quiropráticos.

O que é quiropraxia?

A quiropraxia é uma forma de cuidado complementar de saúde, que pode ser compreendida por meio dos ajustes, que foram desenvolvidos para que se possa promover maior equilíbrio do corpo humano.

Os ajustes são formas de tratamento que se aplicam às subluxações, que são espécies de lesões que sobrecarregam nosso corpo e podem se localizar em nossa coluna, em membros inferiores e em membros superiores.

Nosso corpo pode se beneficiar muito do tratamento quiroprático, mas os ajustes trazem benefícios para a nossa vida que não se limitam apenas ao tratamento do corpo físico.

Uma vez reequilibrado, nosso corpo se torna muito mais saudável, o que se reflete também em nosso bem-estar e equilíbrio emocional, energético e até mesmo colhe reflexos em nossa vida espiritual.

Quais são os benefícios?

Os benefícios da quiropraxia podem ser percebidos por meio da restauração do bem-estar de pessoas que apresentam problemas de saúde relacionados com subluxações, tensões nervosas, complicações que provocam dores musculares, articulares ou ósseas.

Dessa forma, podemos perceber os benefícios da quiropraxia sobretudo relacionados à promoção da qualidade de vida de uma pessoa, que poderá ter as suas atividades restauradas, desfrutando de uma vida muito mais feliz, tranquila e sem dores.

Por conta disso, observamos a quiropraxia muito mais como um tratamento de saúde que está relacionado com a vida, como um todo, do que apenas como os ajustes voltados para o tratamento de uma lesão, por exemplo.

Quais tipos de sintomas podem ser tratadas com quiropraxia?

Como a quiropraxia é entendida como uma ferramenta de promoção da saúde em suas múltiplas formas e manifestações, os sintomas que podem ser tratados com os ajustes são muito diversos e podem ser entendidos de forma muito mais global.

Isso porque, sabemos que a dor física e o desequilíbrio do corpo não têm apenas a ver com a dor que o corpo sente. Sabemos que a dor sentida pelo corpo se manifesta de formas muito diferentes também em nosso bem-estar e equilíbrio mental.

Dessa forma, quando se trata do tratamento quiroprático, precisamos entendê-lo em suas multidimensões, sobretudo porque os sintomas que ela trata vão muito além daqueles sintomas que são sentidos apenas pelo corpo.

Por conta disso, vamos, agora, conhecer um pouco mais dos sintomas que a quiropraxia trata:

Dores de cabeça

As dores de cabeça podem estar relacionadas com múltiplos fatores que atingem a nossa qualidade de vida, como estresse, tensões musculares, desequilíbrios do aparelho digestivo e até mesmo com problemas relacionados à acuidade visual.

A dor de cabeça é um dos sintomas que a quiropraxia trata quando está relacionada com algum desajuste que pode atingir a nossa musculatura ou as nossas articulações, bem como quando relacionada às tensões nervosas.

Tratando as subluxações causadas por esse conjunto de causas ou por uma causa específica, conseguimos promover o reequilíbrio do corpo, melhorando rapidamente o quadro de dor.

Podemos nos beneficiar também do simples relaxamento que a manipulação do corpo proporcionada pelas técnicas quiropráticas causa, fazendo com que a dor passe rapidamente.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma complicação relacionada à nossa coluna vertebral e pode atingir qualquer segmento da nossa coluna.

É uma lesão periogsa, que deve ser criteriosamente acompanhada por um médico de sua confiança, mas que também pode se beneficiar e muito dos ajustes.

Como a hérnia de disco é uma complicação que causa o estreitamento e a aproximação de duas vértebras, sobretudo relacionada ao desgaste dos discos vertebrais, podemos sentir grande dor na região da coluna.

Além da dor na coluna, também podemos sentir dores que podem irradiar para as nossas pernas, quando na região lombar, e para os nossos braços, quando na região cervical.

Dessa forma, a hérnia de disco pode afetar nosso corpo de forma global, necessitando de acompanhamento multidisciplinar.

Por conta da dor, nossas curvaturas naturais da coluna também podem ser afetadas, visto que pode acontecer uma descompensação do equilíbrio do corpo, a fim de encontrar mais conforto para lidar com a dor.

A quiropraxia, no caso da hérnia de disco, acaba por favorecer o reequilíbrio corporal, corrigindo a nossa postura e tratando as subluxações causadas pelas tensões da dor, proporcionando o alinhamento das vértebras, fazendo com o que a coluna volte a sua anatomia natural. 

Dores na coluna

A dor na coluna é um dos sintomas que a quiropraxia trata mais comuns e surgem nos consultórios com muita frequência.

Sobretudo relacionados a problemas posturais e, depois, por lesões que acabam por criar descompensações posturais, as dores na coluna são cada vez mais comuns, sobretudo graças à rotina que faz com que nós nos movimentamos cada vez menos.

Quanto maior o tempo que passamos sentados ou, ainda, com a cabeça inclinada para frente, teclando ou usando o smartphone, maiores são as chances de desenvolvermos problemas posturais, que acabam gerando lesões importantes.

Essas lesões, quando não tratadas de forma adequada, acabam por resultar em processos inflamatórios e em subluxações, que vão causar um quadro de dor que pode ser entendida como crônica.

Além da mudança de hábitos e da introdução de momentos em que colocaremos nosso corpo para se mexer, precisamos também de maior atenção com a nossa saúde. E, com isso, as sessões de quiropraxia podem contribuir.

Tensões musculares

A musculatura, quando tensionada, pode fazer com que dores intensas se manifestem, acabando por prejudicar a nossa qualidade de vida.

Por conta disso, é fundamental buscar por momentos em que seja possível dedicar cuidados com o corpo, criando uma rotina em que o relaxamento possa ter espaço em nossa vida.

A quiropraxia contribui com o relaxamento do corpo, sobretudo por tratar as subluxações que são geradas quando nosso corpo está mais tenso. Dessa forma, podemos melhorar a nossa qualidade de vida por meio da quiropraxia.

Além disso, a quiropraxia também trará ao nosso corpo uma maior consciência dele próprio, fazendo com que seja possível modificarmos nossos hábitos, adotarmos novas posturas e, assim, criando uma rotina de maiores cuidados com a nossa própria saúde.

Lesões

As lesões são sintomas que a quiropraxia trata à medida que as entendemos como frutos de má postura, maus hábitos em relação às atividades físicas e até mesmo como resultados de impactos, quedas ou outros eventos sobre os quais não temos muito controle.

Elas podem ser tratadas por meio da quiropraxia, aliviando as dores sentidas pelo corpo e, sobretudo, corrigindo eventuais desvios articulares, que causam descompensações musculares.

Dessa forma, podemos restaurar a qualidade de vida de uma pessoa lesionada, além de evitar que a lesão acabe por comprometer outros grupos musculares ou, até mesmo, articulares.

Problemas de locomoção

Os problemas de locomoção, quando são ocasionados por dores, fraquezas musculares ou articulares ou, até mesmo, pelo próprio processo de recuperação do corpo após uma lesão, podem ser tratados por meio da quiropraxia.

Nesse caso, o quiroprata irá atuar de forma que seja possível restituir a mobilidade articular, bem como descomprimindo regiões do corpo tensionadas por subluxações.

Dessa forma é possível, então, garantir que o corpo do paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas de forma gradual, conforme o próprio tratamento quiroprático avança e evolui, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem acaba por sofrer com esse tipo de problema.

Problemas respiratórios no geral

Muitas vezes, as descompensações posturais causadas por longos períodos sentado ou mesmo utilizando o smartphone, com a cabeça pendida, acabam por causar problemas respiratórios pela indevida compressão do nosso aparelho respiratório, ou posição pouco anatômica.

Assim, corrigindo a postura, adquirindo maior consciência corporal e, sobretudo, tratando as subluxações que, muitas vezes, impedem que o nosso corpo fique em sua postura ideal, conseguimos também evitar e tratar problemas respiratórios causados por biomecânica.

Uma vez já instaurados, os problemas de ordem respiratória também podem ser aliviados por meio da quiropraxia, que irá ativar o corpo, reequilibrando-o e reordenando-o.

Fibromialgia

A fibromialgia tem causas ainda um tanto nebulosas quando se trata da sua origem. No entanto, seus sintomas são indiscutivelmente intensos, prejudicando muito a qualidade de vida de quem acaba por desenvolver essa doença.

Causando dores intensas no sistema musculoesquelético, a doença afeta em grande parte a qualidade da comunicação entre o nosso sistema nervoso central e nossos nervos, que circulam todo o nosso corpo e são responsáveis pelas nossas sensações e movimentos.

A fibromialgia pode ser tratada por meio da quiropraxia por fazer com que seja possível restituir o equilíbrio corporal, relaxando-o e contribuindo com a diminuição do quadro de dor que a condição causa.

Diagnóstico na quiropraxia

Na quiropraxia, o diagnóstico se dá por meio da análise aprofundada do quadro de saúde do paciente, do seu estilo de vida, das suas queixas e, ainda, do exame físico, que pode ser complementado por meio da análise de exames de imagem, por exemplo.

O quiropraxista pode trabalhar em conjunto com outras terapias, atuando em forma colaborativa para a melhora da qualidade de vida do seu paciente.

Para que isso ocorra, no entanto, é necessário desenvolver um programa feito exclusivamente para o paciente e para o seu quadro de saúde, em que serão prescritas a quantidade de sessões necessárias para que uma melhor qualidade de vida possa vir a ser alcançada.

Como a quiropraxia funciona

A quiropraxia tem, enquanto fundamento, a busca pela promoção da saúde e do bem-estar, o que é proporcionada por meio dos ajustes, que cuidam das subluxações, dores, que diminuem a amplitude dos nossos movimentos e prejudicam nossa qualidade de vida.

Para que isso seja possível, é fundamental que o profissional possa fazer uma escuta atenciosa das questões de saúde do paciente, bem como que seja feita uma boa análise do quadro de saúde geral de quem busca a sua ajuda.

Dessa forma, é possível garantir que se restaure a qualidade de vida de quem busca a ajuda de um quiroprata, tornando o corpo do paciente mais equilibrado e mais saudável.

Conheça a Quiropraxia Saúde e tenha a sua qualidade de vida e bem-estar restaurados!

Conclusão

Os sintomas que a quiropraxia trata estão profundamente relacionados com a restituição da qualidade de vida de quem sofre com problemas ligados às lesões que podem ter fontes e justificativas diversas.

Para tornar o seu corpo mais saudável e sua qualidade de vida mais plena, a quiropraxia pode ser uma das ferramentas mais importantes, ajustando seu corpo, tornando-o mais equilibrado, mais saudável e a sua vida mais feliz.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments