Quiropraxia no Esporte – Alcançando a seu Mais Alto Nível

A quiropraxia no esporte contribui com um maior equilíbrio do corpo do atleta, que consegue, dessa forma, alcançar o seu mais alto desempenho em suas práticas desportivas, sobretudo por estabelecer uma rotina em que a dor não seja companheira de treino.

Além disso, a quiropraxia no esporte é também uma das maneiras de fazermos com que, livre de subluxações, o atleta consiga explorar o seu máximo desempenho em suas práticas esportivas, uma vez que não terá qualquer tipo de lesão muscular ou articular limitando-o.

Outro aspecto que torna a quiropraxia uma grande contribuinte para o aumento do desempenho durante a prática de esportes é a sua forma de garantir o relaxamento do corpo, tornando-o mais ativo e desperto para as atividades físicas que exigem maior desempenho.

Quer saber como a quiropraxia no esporte pode contribuir, de outras formas com a sua qualidade de vida? Acompanhe agora o nosso artigo e descubra o porquê que começar a fazer sessões de quiropraxia pode mudar a sua vida para melhor.

A importância do exercício físico no dia a dia

Quando praticamos atividades físicas temos uma série de benefícios importantes para o nosso corpo, sentidos desde as nossas primeiras práticas.

Além de perder gordura corporal, ter uma musculatura mais forte e definida, também podemos ter ganhos importantes em relação à nossa saúde mental, conseguindo, dessa forma, maior bem-estar e equilíbrio relacionado às nossas emoções, por exemplo.

Outros ganhos também estão relacionados com o aumento da expectativa de vida, com a maior resistência do corpo para lesões e fraturas, com a diminuição de quadros de dores musculares e articulares e, ainda, até mesmo com a nossa imunidade, que se torna mais alta.

Seja em qualquer época da nossa vida, obtemos benefícios importantes relacionados à prática da atividade física, sobretudo relacionados com uma vida mais gostosa de ser vivida.

Por meio dos exercícios podemos conhecer pessoas, fazer amigos, nos tornarmos mais próximos da nossa comunidade e, até mesmo, encontrar aquele sossego e paz emocionais, que vão garantir que tenhamos maior tranquilidade na tomada de decisão e até mesmo maior concentração.

Saiba os benefício da prática do exercício físico

Como os exercícios físicos melhoram seu dia a dia

Quando começamos a nos exercitar, conseguimos observar melhoras em todas as áreas da nossa vida.

Nos tornamos pessoas mais saudáveis em nossas múltiplas dimensões, como mente, emoção e corpo. Não é raro também que pessoas falem que se tornam mais equilibradas em suas respostas emocionais, desfrutando, dessa forma, de maior qualidade de vida e conforto.

Outro aspecto bastante importante e que está intimamente ligado à prática de atividade física é que podemos desfrutar de mais concentração em nossas atividades do dia a dia, sobretudo porque o exercício físico sempre exige que tenhamos maior consciência do nosso corpo e do que temos de fazer enquanto exercício.

Essa retomada de consciência está ligada também à maior percepção do nosso corpo, que se torna, dessa forma, mais bem cuidado.

Alguns outros aspectos também não podem deixar de ser notados: conseguimos trabalhar melhor, aprender mais, estudar mais e até conseguimos descansar mais, o que se reflete também na qualidade do nosso sono e na nossa capacidade de relaxamento.

Melhorar a performance

Um dos reflexos mais positivos que podemos notar a partir do momento que estabelecemos uma rotina de atividade física é que a nossa performance tende a se tornar cada vez melhor, conforme mais nos dedicamos à nossa rotina de exercícios.

Dessa forma, fica muito mais fácil praticar um esporte, seja ele qual for.

Basta que deixemos de praticar exercícios por alguns dias para que sintamos rapidamente perdas em relação à potência dos nossos movimentos e até mesmo em relação à qualidade deles.

Por conta disso, ter uma rotina de atividade física é fundamental, o que também torna fundamental que encontremos um esporte ou um tipo de exercício que realmente seja aquele que mais gostamos, sobretudo para que sempre nos sintamos empolgados para continuar com ele.

Aptidão física

Quando falamos de aptidão física tratamos, necessariamente, das potências que o nosso corpo passa a ter a partir do momento que passamos a praticar atividades físicas com regularidade.

Conforme construímos essa potência corporal, conseguimos ter mais aptidão para diferentes atividades físicas que antes não tínhamos, como correr mais e melhor, fazer uma longa caminhada ou até mesmo carregar mais peso.

Isso tudo tem a ver com o condicionamento do nosso corpo e quanto mais exigimos dele quando estamos praticando alguma atividade física ou mesmo um esporte, mais apto ele se torna para enfrentar diferentes tipos de desafio.

Esse ganho de desempenho está ligado à maior saúde cardiovascular, à resposta mais rápida das nossas musculaturas e até mesmo com a memória muscular, que é ativada sempre que nosso corpo “lembra” qual a resposta que treinamos para um determinado estímulo.

Dores na coluna

As dores na coluna tendem a reduzir absolutamente quando praticamos atividade física, sobretudo porque elas, muitas vezes, estão ligadas à má postura ou, até mesmo, com o enfraquecimento de conjuntos musculares paravertebrais e abdominais.

É importante sempre reconhecer que o nosso corpo é um conjunto bastante intrincado de músculos e ossos, que têm atividades que se complementam.

Quanto mais forte nosso corpo é, portanto, mais e melhor estruturamos nosso esqueleto, fazendo com que desvios possam ser corrigidos, melhorando, dessa forma, um possível quadro de dor, sobretudo quando relacionada com a falta de consciência do próprio corpo.

Levando todos esses fatores em conta, quando fazemos algum exercício, esporte ou atividade física, mais cuidamos para que o nosso corpo não venha a desenvolver um quadro de dor no futuro, além de tratarmos o que já estiver instaurado.

Função das articulações

Nossas articulações desempenham um espetáculo à parte quando se trata do nosso corpo, que é chamado de biomecânica, isso porque nosso corpo é projetado para ter movimentos que se desencadeiam gradualmente.

Quanto mais treinada é essa resposta articular, melhor tendemos a aproveitar toda a potência do nosso corpo, mantendo-o também mais ativo.

Outro aspecto bastante interessante do exercício físico relacionado às articulações é que todas elas, sem exceção, têm tecidos cartilaginosos, que têm a função de torná-las “lubrificadas”.

Quanto mais ativamos nossas articulações, mais saudáveis elas se tornam, sobretudo porque evitamos o desgaste desse tecido que as envolve, desfrutando de mais qualidade de vida e retardando doenças inflamatórias das articulações, como artrite, por exemplo.

Função dos músculos

Nossos músculos têm uma função muito importante no nosso corpo, que é a de proteger nosso esqueleto e, ainda, manter a nossa mobilidade a todo vapor.

Quanto mais forte é o nosso corpo, maior e melhor é a nossa resposta muscular.

Isso vai muito mais longe do que, simplesmente, conseguir aguentar mais peso ou ter músculos perfeitamente definidos.

Com a musculatura mais forte, conseguimos controlar os movimentos do nosso corpo, evitando lesões ou, ainda, diminuindo quadros de dor, da mesma forma que conseguimos também manter nossas estruturas ósseas devidamente alinhadas, tais quais as da coluna, por exemplo.

Outro fator bastante interessante é que quanto mais desenvolvemos nossa musculatura, maior tende também a ser a nossa qualidade de vida, de forma geral, sobretudo porque nos tornamos capazes de fazer atividades que antes não conseguíamos, como caminhar por mais tempo, por exemplo.

Flexibilidade e mobilidade

Os exercícios físicos têm um papel fundamental na promoção da nossa mobilidade corporal, sobretudo porque, por meio deles, conseguimos ativar nossos grupos musculares, fazendo com que ganhemos maior amplitude dos movimentos e maior segurança para executá-los.

Além disso, também conseguimos escapar de lesões, de quedas e nos tornamos mais seguros para praticarmos diferentes tipos de atividade, sempre que assim desejamos fazê-lo.

Outro ponto relacionado à flexibilidade é que a atividade física faz com que desfrutemos de maior controle corporal, dada a retomada da consciência do nosso próprio corpo.

Assim, conseguimos explorar movimentos, bem como identificar eventuais encurtamentos que podem dificultá-los, focando nosso corpo para a restituição da consciência a respeito dessas limitações que, quando melhor trabalhadas, aumentarão nossa qualidade de vida.

Reduzir e prevenir lesões graves

Um dos pontos mais importantes de se praticar atividade física constantemente é que conseguimos, por meio dela, uma musculatura mais desenvolvida, capaz de tornar nossa estrutura esquelética mais protegida.

Dessa forma, conseguimos prevenir lesões bastante graves, tais como fraturas, por exemplo.

Além disso, a atividade física faz com que retomemos nossa consciência corporal, o que nos permite ter também maior atenção em relação aos nossos movimentos e, consequentemente, faz com que consigamos prevenir lesões que poderão se tornar difíceis de tratar.

Vale também lembrar que a atividade física também contribui com maior controle do corpo, bem como com o seu equilíbrio. Dessa forma, por meio dela, acabamos por ter maior qualidade de vida em seus múltiplos sentidos.

Redução de dores

Quando praticamos atividade física regularmente, temos como resultado do nosso esforço um aumento da nossa qualidade de vida porque, sobretudo, conseguimos ter uma vida livre de dores, sejam elas musculares, articulares ou, até mesmo, ósseas.

Assim, mais do que prevenir que sintamos dores em diferentes regiões do corpo, a atividade física também faz com que nós nos sintamos mais dispostos justamente porque ela é capaz de fazer com que lesões importantes simplesmente sejam naturalmente tratadas, pelo simples reequilíbrio do corpo.

É natural que, ao exercitarmos um grupo muscular com mais afinco, sintamos alguma dor causada pelas repetições ou mesmo pelo peso que relacionamos ao exercício. No entanto, esse tipo de dor costuma cessar rapidamente, restituindo ao nosso corpo o bem-estar que o exercício, de forma geral, promove.

Como a quiropraxia funciona

A quiropraxia tem, enquanto fundamento, o ajuste de subluxações que têm diferentes causas, como má postura, estresse, atividade física sem acompanhamento especializado e até mesmo por conta de passarmos muito tempo em uma mesma posição, como quando estamos trabalhando.

As subluxações acabam por limitar nosso corpo, uma vez que atuam limitando nossos movimentos em toda a potência do nosso corpo.

Cuidar dessas lesões é fundamental para que tenhamos restituída todo o nosso potencial em relação ao nosso próprio corpo, permitindo que ele seja mais equilibrado, livre de dores e devidamente ajustado.

Saiba quais os sintomas que a quiropraxia trata!

Benefícios da quiropraxia para quem pratica exercícios

A quiropraxia no esporte tem, enquanto fundamento, proporcionar o cuidado adequado a atletas e esportistas, evitando que as subluxações se tornem lesões importantes, afastando-os da vida desportiva ou, ainda, limitando suas potencialidades em relação aos exercícios que escolheram praticar.

Além disso, quando relacionamos a quiropraxia e o esporte, temos também a restauração do equilíbrio corporal do esportista, possibilitando que ele possa ter práticas mais satisfatórias e, ainda, com seu mais alto desempenho.

Outro ponto bastante importante é que a quiropraxia no esporte também é uma excelente maneira de contribuir com o tratamento da dor que, muitas vezes, os altos níveis de exigência podem acabar por provocar.

Por meio do cuidado do quiroprático, o atleta ou o esportista pode relaxar profundamente, restaurando, dessa forma, sua qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Conheça os benefícios da quiropraxia na sua vida

A quiropraxia possui alguma contraindicação para atletas?

Quando se trata da quiropraxia, não encontra-se qualquer contraindicação para atletas, desde que o profissional quiropraxista seja realmente qualificado para tal, que seja um grande conhecedor da fisiologia e da biomecânica do corpo humano.

Tendo como pressuposto o respeito ao corpo e ao seu funcionamento, o quiropraxista é um profissional que pode atuar de forma conjunta ao fisioterapeuta, ao ortopedista e a outros especialistas, permitindo que o atleta possa explorar com liberdade todos os limites do seu corpo, bem como ampliá-los.

Conheça a Quiropraxia Saúde e agende conosco uma avaliação para o seu caso!

Conclusão

A quiropraxia no esporte é uma importante aliada da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar de um atleta, de um esportista ou de quem está interessado, apenas, em ter maior qualidade de vida por meio da atividade física.

Isso se dá porque a quiropraxia no esporte está aliada ao cuidado de lesões que atrapalham o desempenho esportivo, limitando o corpo ou, até mesmo, causando dores que podem ser facilmente sanadas, por meio de um protocolo atencioso de um quiropraxista devidamente especializado.

Vale também frisar que a quiropraxia visa cuidar das subluxações do corpo, fazendo com que ele seja realmente livre para explorar todas as suas potencialidades!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments