Tech Neck: A síndrome ortopédica que já afeta milhões de pessoas

A Tech Neck é uma síndrome que vem fazendo com que milhões de pessoas busquem por atendimento médico, fisioterápico ou quiroprático ano após ano.

Cada vez mais comum, a síndrome, que afeta a região cervical de pacientes de todas as idades, está relacionada com um estilo de vida nem sempre muito atencioso à postura, à ergonomia no ambiente de trabalho e, sobretudo, às longas horas de exposição às telas.

O que é pescoço tecnológico ou síndrome de Tech Neck?

A síndrome de “pescoço tecnológico”, em uma tradução livre, está associada à contemporaneidade de forma intrínseca.

Com a popularização e massificação do acesso aos smartphones, ela se tornou muito comum e consiste, necessariamente, em dores intensas que são sentidas na região cervical, ombros e, até mesmo, na região lombar.

Esse quadro é desenvolvido por conta da inclinação da cabeça para frente, posição adotada por pessoas que estão utilizando o smartphone para digitar por longos períodos de tempo.

O que causa a Tech Neck Syndrome?

A sua causa está relacionada, primordialmente, à posição que muitas pessoas adotam durante a utilização de telas – de computadores, tablets ou celulares.

De forma específica, a síndrome é causada pelo aumento da sobrecarga na região do pescoço e da coluna cervical como um todo, que acaba por ter de sustentar o peso da cabeça inclinada para frente e não mais em sua posição natural, de equilíbrio.

Assim, essa sobrecarga gera campos de tensão para os quais nosso corpo não está projetado para assumir, fazendo com que um quadro de dor se instaure.

image5.jpg

Como Evitar o Desenvolvimento do Pescoço Tecnológico

Com pequenos ajustes em nossa rotina e dinâmica de trabalho, de estudos ou mesmo de períodos de diversão é possível fazer com que nosso corpo possa ficar mais confortável, evitando, com isso, o aparecimento de lesões e tensões que nos geram desconfortos.

Esses ajustes são verdadeiramente pequenos quando comparados com o aumento da qualidade de vida de quem os faz, sobretudo relacionado com a redução de quadros de dor, que podem, até mesmo, nos tornar pessoas muito mais produtivas, ativas e atenciosas.

Quer saber quais são esses cuidados que devemos ter para evitar a síndrome de teci neck? Vem ver!

Eleve a posição do seu monitor

Basta um suporte ou até mesmo livros para que o seu monitor seja elevado à altura dos seus olhos e não mais do que isso.

Esse simples movimento irá garantir que a sua cabeça possa ficar em uma posição neutra, evitando que ela fique inclinada para frente – o que invariavelmente irá fazer com que seu corpo tenha de fazer ajustes vertebrais e musculares para dar conta do peso extra.

Levante-se por um tempo

De hora em hora, pelo menos, que tal se levantar por um tempo e dar uma rápida caminhada ao redor da sua mesa de estudos ou de trabalho?

Isso vai aliviar e muito as pressões que atingem a sua coluna vertebral como um todo, melhorando a sua qualidade de vida, conforto e bem-estar, sobretudo.

Além disso, mudar de posição e caminhar um pouco pode te ajudar a relaxar, recuperando o seu foco.

image3.jpg

Tenha uma cadeira com apoio de cabeça

Manter bons equipamentos em seu escritório é fundamental para a sua qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Assim, uma cadeira com suporte cervical pode te ajudar muito a controlar o seu quadro de dor, melhorando a sua qualidade de vida, como um todo.

Para ter resultados ainda mais potentes, invista também em um apoio de lombar. Isso vai fazer com que todas as curvaturas da sua coluna estejam devidamente apoiadas.

Ir ao Quiropraxista 

A quiropraxia consiste em um conjunto de técnicas que visam proporcionar o aumento do bem-estar físico e emocional de um paciente.

Seus benefícios buscam por proporcionar uma melhora na qualidade de vida do paciente em seus aspectos mais globais e sistêmicos, justamente por compreender, por meio das suas práticas, o corpo como um organismo único e, portanto, particular.

Durante o cuidado, sua coluna irá voltar a ter a estrutura normal e correta que deveria ter, sem dores.

Problemas que o Tech Neck Pode Causar

Você sabe quais são os problemas que o tech neck pode causar em sua vida e como ele pode afetar o seu bem-estar?

Aproveite para conhecer, agora, quais são eles!

Dor nos ombros

A dor nos ombros é um dos efeitos mais comuns do tech neck e é causada por uma sobrecarga em seu trapézio, que é uma das musculaturas mais importantes do nosso corpo.

Com o trapézio mais estendido, você acaba por fazer com que haja maior tensão e desconforto muscular, o que acaba, então, por causar dores intensas no seu corpo.

Então, ao menor sinal de dor nos ombros, busque ser mais atento com as posições que você adota em seu dia a dia. Isso pode ser um sinal de alerta mais do que importante para a sua saúde.

Problemas estruturais na postura

Os problemas posturais são muito comuns em pessoas que têm tech neck e são derivados de uma sobrecarga anormal em seu corpo, gerada, necessariamente, pelo peso da sua cabeça – peso com o qual seu corpo não está habituado.

Fique de olho na sua ergonomia e busque por autocorreção em seu dia a dia, mantendo a sua coluna sempre o mais ereta que for possível, abdômen contraído e, sobretudo, suas consultas quiropráticas na frequência ideal para a sua necessidade.

image1.jpg

Curvatura anormal da coluna

A curvatura da sua coluna pode ser afetada por conta do tech neck, sobretudo quando se trata do equilíbrio que todas as curvas devem manter para que a sua qualidade de vida seja, também, mantida.

Essas curvaturas são aquelas que vão garantir correta distribuição do peso corporal e das pressões que seu corpo, naturalmente, desenvolve.

Portanto, manter a cabeça em sua posição ergonômica vai contribuir com uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.

Dor de cabeça constante ou intermitente

A dor de cabeça intermitente ou mesmo constante muitas vezes é confundida com enxaqueca e outras síndromes que fazem com que a dor desperte ciclicamente.

No entanto, nem sempre a dor de cabeça é, realmente, originada na cabeça. Muitas vezes, essa dor se manifesta por conta de inflamações musculares e desvios vertebrais, ou, até mesmo, por subluxações causadas, sobretudo, pelo desequilíbrio postural.

image4.jpg

Como tratar a síndrome de Tech Neck

O tratamento da síndrome de text neck pode ser acompanhado por um profissional da quiropraxia, que é aquele que irá fazer um diagnóstico global do seu estado de saúde, atuando para melhorá-lo em seus múltiplos aspectos: mentais, emocionais e físicos.

Durante o programa de cuidado, o quiropraxista irá fazer uma avaliação da sua postura e irá investigar a forma como seu corpo tem se comportado.

Por meio desse atendimento sistêmico e ampliado, será possível identificar as causas das suas principais queixas, corrigindo as subluxações por meio dos ajustes.

Faça o seu agendamento agora mesmo e trate de forma mais aprofundada o seu corpo como um todo!

Conclusão

A síndrome de tech neck é uma complicação natural do nosso tempo, mas que não deve, apesar disso, ser naturalizada.

É fundamental que, para isso, haja maior conscientização da forma como as telas são utilizadas e, sobretudo, haja maior difusão de formas mais saudáveis de utilizá-las.

O tratamento do tech neck deve ser feito por um quiropraxista, mas, para o seu sucesso, é fundamental que o paciente tenha maior consciência corporal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments